Documentários
Paletas
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A série Paletas (Palettes, no original em francês) é uma produção televisiva francesa que busca a compreensão estética e geral de diversas obras ao longo da história da arte, analisando as simbologias e as técnicas empregadas, as formas, as variações de cor, os contrastes, os aspectos históricos e uma breve biografia do autor.
EPISÓDIOS
* Gauguin
Gauguin era marinheiro e corretor da bolsa de valores. Marido de uma jovem dinamarquêsa, Mette Gad, ele se tornou pai. E ele pinta. Para alcançar sua "poesia de tons", ele perambula pela Bretanha, Panamá e Martinica, "terra das liberdades primitivas". Sempre à procura de pessoas ainda "mimadas pelo progresso" e impressas com "religiosidade arcaica", ele fará o melhor de sua pintura na Polinésia. A pintura Arerea ("Divertimentos") foi pintada durante a sua primeira estadia no Taiti.
* Monet
Ao comprar sua casa em Giverny, em 1883, Claude Monet inventou ao mesmo tempo um dos dispositivos pictóricos mais originais da história da pintura. O jardim, seus becos, suas dependências, a paisagem circundante, as margens do Sena, a lagoa artificial escavada em um dos braços do Epte, toda a paisagem tornou-se gradualmente uma tela gigantesca para a pesquisa do pintor. Inaugurado com as paisagens do Creuse, em seguida, com a Catedral de Rouen, a série continuou com o álamo dos bancos do Epte, com a lagoa dos lírios e a ponte japonesa.
Esta edição de "Palettes" analisa as 54 telas da série "Bassins Aux Nymphéas", iniciada por Monet em 1895 e continuada até a morte do pintor em 1926. O estudo cuidadoso de sua estrutura mostra que a aparente espontaneidade dessas pinturas é, de fato, o resultado de um trabalho extremamente complexo. A noção de série, como a renovação de Monet, semeará toda a arte moderna.
* Toulouse-Lautrec
La Goulue, uma famosa dançarina do can-can do Moulin Rouge, rainha noturna da Paris da Belle Epoque, havia perdido um pouco do prestígio. Ela agora se apresentava na Foire du Trône. Então, pediu ao seu amigo, Toulouse-Lautrec, dois painéis para decorar sua cabine. As duas maiores pinturas realizadas pelo pintor terão um destino incrível. Revendidas, cortadas em pedaços por um comerciante inescrupuloso, elas serão recompostas em 1929, logo após a morte de La Goulue. Como Manet e Degas, o pintor usa a técnica da pintura com essência: os pigmentos, privados de óleo, são muito maçantes, mas, ao mesmo tempo, muito mais frágeis. As telas, agora bastante arruinadas, perderam seu esplendor original, mas continuam a encenar um espectro de personagens que, como os deuses do Olimpo e a pintura clássica, se tornaram verdadeiros seres lendários de uma "Belle Epoque" que, suspeitamos, não eram tão belos assim.
* Picasso
A "Crucificação" é uma imagem bastante surpreendente no trabalho de Picasso. O pintor tratou muito pouco de temas religiosos. E, além de uma representação clássica do Calvário, ele encena muitos personagens estranhos. O sacrifício se torna uma espécie de cerimônia de inicialização ou exorcismo. A paleta usada por Picasso é incomum: vermelhos, amarelos, verdes crus, que compõem um conjunto de formas entrelaçadas com contrastes violentos. A paleta gráfica e os efeitos de vídeo, mais uma vez, facilitam a leitura. O trabalho, composto como uma espécie de figuração, concentra uma infinidade de alusões e também se refere à profunda crise que Picasso estava vivendo naquele momento. Privacidade e intimidade juntam-se ao drama universal.
* Van Gogh
Em outubro de 1888, Vincent Van Gogh, que vivia em Arles há oito meses, pintou seu quarto. Um ano depois, enquanto estava internado no hospital Saint-Paul-de-Mausole, próximo a Saint-Rémy, resolveu fazer duas cópias dessa pintura de que gostava particularmente. Esta imagem, famosa por reproduzir antas formas gráficas diferentes, representou muito para o pintor. É deliberadamente simples mas aparenta ser estranha. Vincent queria ver o símbolo do repouso, mas os objetos parecem fugir e o espaço se deformar. Muitas referências foram escritas sobre "A Casa em Arles" e algumas outras imagens "estranhas" de Van Gogh: alguns autores a usaram para discutir a loucura do pintor. A sala em si foi destruída durante os atentados de 1945. E se o pintor estivesse certo? E se o próprio espaço tivesse enlouquecido?
Uma investigação próxima, na tradição da série Palettes, permitiu encontrar todos os elementos de arquivo e reconstruir exatamente a sala de Arles. Vincent pintou de fato com a precisão dos antigos mestres holandeses que o fascinavam. Mas com a extraordinária invenção de seu toque e sua nova paleta. Naquele outono, entre "The Sunflowers", "The Harvests" e "The House of Arles", Vincent obteve a "haute note jaune".
* Duchamp
"Nude Descending a Staircase" (1913), de Marcel Duchamp, é, com as "Demoiselles d'Avignon" de Picasso, um passo essencial na revolução artística do século XX. Mas, apesar de sua reputação mundial, a pintura nunca foi comentada em profundidade. Este episódio da série "Palettes" é, assim, o primeiro documentário totalmente dedicado à obra-prima de Duchamp. Se colocarmos de lado o título, o que exatamente a pintura representa? Até que ponto é possível analisar o trabalho e dissecar seu simbolismo?
* Kandinsky
Na época em que Wassili Kandinsky pintou "Amarelo-Vermelho-Azul" (1925), ele era professor na Bauhaus. Em sua pintura, ele aplica os princípios da cor e do desenho analítico, que ele ensina a seus alunos, e dos quais ele teoriza em várias obras. As pinturas deste período são muito coloridas e muito geométricas. As três cores primárias e figuras favoritas do pintor - triângulo, quadrado, círculo - tornaram-se personagens épicas reais. "A forma é a expressão externa do conteúdo interno", disse Kandinsky. Mas como fazer a subjetividade do espectador e do pintor coincidirem? Precisamos conhecer os códigos do pintor para entender uma pintura abstrata? Como essa tela em particular é feita? Como olhar para essa imagem? Como podemos analisá-la? A história da arte é o campo onde a figuração e a abstração se confrontam? O que distingue uma pintura de Kandinsky da pintura de outro pintor abstrato? No final, o que "representa" realmente "amarelo-vermelho-azul"?
Tantas perguntas respondidas por este episódio, que usa os instrumentos videográficos usuais, mas que, às vezes, leva a conclusões muito surpreendentes.
* Matisse
Composta em Nice, no hotel Regina, onde o pintor hospeda-se desde 1949, "A Tristeza do Rei", uma pintura de quase 4 X 3 m, é uma das últimas grandes obras de Matisse. A pintura foi feita utilizando a técnica de papéis cortados: o pintor, imobilizado pela doença, cortou as formas em folhas previamente pintadas em guache. Ele dirige um assistente que as fixa e as move na parede até encontrar o equilíbrio desejado. A tesoura, manipulada com destreza, substitui, portanto, lápis e pincéis. Os tons puros utilizados para a composição, eliminam qualquer modelagem e permitem ao pintor jogar apenas com a relação entre as cores e, principalmente, com os contrastes: branco-preto considerado por Matisse como cores plenas, vermelho-verde, azul-amarelo etc.
O título, um pouco enigmático, demonstra a alegria de viver do pintor, sua felicidade e prazer. Talvez se refira a um episódio bíblico, já ilustrado por Rembrandt, ou a um poema de Baudelaire, "La Vie Anterior". Mas também é um tipo de auto-retrato: o velho é pintado como músico, no meio do que sempre foi a essência de sua vida e de sua pintura: dança, música, flores, cores. E a pintura, que retorna por suas formas e cores para muitas obras pintadas dezenas de anos atrás, também está em consonância com todos os outros recentemente redescobertos sobre Matisse cobre suas paredes naqueles anos. As formas recortadas, exuberantes e em evolução que Matisse rodeia foram fixadas pelas numerosas fotografias feitas na época. Os filmes não reconhecidos e que também permitem vislumbrar os gestos do pintor e de seus assistentes.
Mais uma vez, de acordo com o princípio da série Palettes, as ferramentas videográficas mostram a gênese das formas, cores e imagens, animam pinturas e desenhos, contam em fotos a história de uma pintura que, sozinha, pode resumir uma das mais incríveis aventuras plásticas.
* Andy Warhol
Por que as fotos de Warhol são tão fascinantes? Este episódio da série Palettes analisa uma pintura gigante, cuja história secreta e implicações são bastante surpreendentes.
Dez faces semelhantes são impressas em preto, em duas fileiras, em uma grande tela de 5,65 m largura X 2 m de altura. Rostos semelhantes? Não é bem assim: o espectador pode distinguir pequenas diferenças, como variações aleatórias do mesmo molde. Também pode reconhecer o rosto de Elizabeth Taylor, ou apenas "Liz". Andy Warhol (Pittsburgh, 1928-Nova York, 1987) compôs esta imagem em 1963, a partir de uma foto da estrela e repetiu-a dez vezes, graças a uma tela de silkscreen. Por que esta face? Por que esta repetição? Warhol confessa, com dificuldade. "Eu nunca quis ser pintor", diz ele. "Eu queria ser um sapateador". Tornando-se um pintor ao acaso, ele pareceu escolher arbitrariamente os seus motivos. Trabalhar em Nova York, nos anos 60, no coração do movimento pop art, teria sido uma espécie de reflexo negativo da sociedade de consumo? Tal imagem, que parece romper com a arte tradicional do retrato, pode, no entanto, ser decifrada, assim como uma pintura mais antiga.
* Francis Bacon
Les Figures De L'Excès - "Trois Personnages Dans Une Pièce"
Repleto de referências à mitologia grega, bem como à vida privada do pintor, o tríptico "Três Personagens Em Uma Sala" apresenta um drama abstrato cujas fontes secretas hoje têm uma estranha ressonância.
Por que o horror fascina? Como pode a violência ou a morte serem conjuradas pela beleza plástica?
Alain Jaubert investiga o significado deste fascínio e nos leva ao estúdio de Bacon em Londres. Como mostrar o drama humano sem contar isto? Esta é uma das perguntas que Francis Bacon tem feito constantemente, através de telas que sempre nos chocam abruptamente. Este episódio nos leva ao estúdio de Bacon em Londres, um espetacular caos de objetos e imagens que contrasta fortemente com a ordem que reina em suas pinturas. Talvez lá se encontrem as chaves do tríptico para o qual este filme é dedicado. Bacon apresenta muitas de suas pinturas na forma de um tríptico: uma maneira de destruir a ilustração e a narração e colocar em cena personagens ao mesmo tempo triviais e simbólicos. Três personagens estão, portanto, na mesma sala, mas em momentos diferentes: alguns assumem a pose para a fotografia, outros para a estatuária clássica. O que está acontecendo? Nada aparentemente. No entanto, três personagens de uma peça encenaram um drama abstrato cujo segredo hoje em dia tem uma estranha ressonância.
Título Original: Palettes
Direção: Jaubert (Alain)
País: França
Ano: 1989
Duração: 30 minutos por episódio
Áudio: Francês
Legendas: Português
Episódios: 10
Mídias: 2 DVDs